- 01
Filhos e netos de italianos nascidos na Itália que tenham mantido exclusivamente a cidadania italiana até o falecimento. Outros casos ainda são possíveis, especialmente pela via judicial, dependendo da linha de transmissão e da documentação. Nossa equipe analisa cada situação individualmente.
- 02
Sim, é possível, desde que os documentos estejam disponíveis e a linha de transmissão seja válida.
- 03
Via Judicial
O processo judicial se tornou hoje a principal alternativa para o reconhecimento da cidadania italiana,
já que o recente decreto italiano suspendeu a possibilidade de novos processos administrativos
realizados diretamente nos municípios da Itália. Por meio da via judicial, o pedido é conduzido por
advogados na Itália, diretamente no Tribunal competente, com agilidade e segurança.
Essa modalidade também é utilizada em casos de descendência materna antes de 1º de janeiro de
1948 (quando a lei não permitia a transmissão pela mãe), bem como diante da demora excessiva ou
negativa dos consulados..
Via Administrativa
Realizada diretamente na Itália, junto ao Comune (prefeitura). É indicada quando não há impedimentos legais na linha de descendência e o requerente pode permanecer na Itália durante todo o trâmite, apresentando pessoalmente toda a documentação exigida.
Via Consular
Feita no Brasil, através do Consulado Italiano responsável pela jurisdição do requerente. É a forma mais conhecida, porém a fila de espera costuma ser longa, e os prazos podem ultrapassar vários anos.
- 04
O processo judicial de reconhecimento da cidadania italiana, na modalidade mais comum, costuma levar em média 2 à 3 anos, a depender da complexidade da sua linha de descendência e da demanda no Tribunal responsável. Fatores como a qualidade da documentação apresentada e eventuais recursos também podem influenciar na duração. Com a Vicenza, cada etapa é acompanhada de perto por advogados especializados na Itália e por nossa equipe no Brasil, garantindo agilidade, atualização constante e total transparência durante todo o processo.
- 05
Sim, o processo via judicial pode ser feito remotamente com o suporte da Vicenza.